Saturday

NO-KNEAD BREAD (Pão sem Sova) de QUEIJO com AZEITONAS com FERMENTAÇÃO NATURAL

10 Set 2016


Depois do sucesso do Pão Sem Sova (No-Knead Bread) na minha cozinha, chegou a hora das variações. A receita básica acrescentada de queijo Grana Padano e azeitonas Azapa resultou em um pão delicioso, igualmente crocante por fora e macio por dentro. Arrancou elogios!


A sugestão do queijo e azeitona foi inspiração do site "Breadtopia".


Para fazer este delicioso pão eu usei:


70g (1/3 de xíc) de azeitonas Azapa descaroçadas e grosseiramente picadas

100g de queijo parmesão Grana Padano ralado fino


O processo é exatamente o mesmo do pão básico, sendo que acrescentei o queijo e a azeitona aos ingredientes secos. 

Após a primeira etapa de forno, com panela tampada, o pão ficou assim:


Depois voltou ao forno destampado para terminar de assar e corar.



11 comments:

  1. Oi Renata, lindo seu pão! Me tire duas dúvidas por favor: eu já faço desse pão , só que integral e com fermento granulado seco,queria saber se com este fermento natural ele fica com aquele gostinho meio acre típico do pão italiano, e se o seu pão perde a crocância conforme vai esfriando?uso forno convencional mesmo e vc?parabéns de novo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Carla,
      O pão com fermentação natural fica, sim, com ligeira acidez. Se você gosta do pão mais ácido, pode diminuir a quantidade de levain e aumentar o tempo de descanso.
      Quanto à casca, o meu ficou ainda crocante mesmo depois de frio. Começou a perder a crocância no dia seguinte, após ser embalado em saco plástico. Uma rápida passada na torradeira ou forno devolve a crocância. Uso forno doméstico, e a técnica da panela de ferro, que explico na receita do pão básico no-knead.
      Obrigada pelo carinho!

      Delete
  2. Oi Renata, como não tenho panela de ferro, uso o método de colocar duas fôrmas de bolo iguais , uma por cima da outra..voce acha que é por isso que o meu não fica crocante? Logo que esfria não está mais crocante.Grata pela resposta!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode ser sim. Provavelmente por ser mais fina que a panela de ferro, a concentração de calor é menor e a casca formada é mais fina, o que faz com que amoleça mais rapidamente.

      Delete
    2. Tenho mesmo problema, uso forno convencional, desses de casa mesmo e meus pães ficam ótimos, mas estou com dificuldades com a casca. Na hora ela é crocante, depois de frio torna-se "mole" e se passado algum tempo, borrachuda.

      Delete
  3. ficou com um aspecto delicioso e barrado com manteiga deve ser ainda melhor!!
    bjs

    ReplyDelete
  4. Olá
    Gostaria de testar sua receita, usando o fermento seco. Qual seria a quantidade certa.
    Muito obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!
      Clique neste link (a receita básica):
      http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com.br/2016/08/no-knead-bread-pao-sem-sova-com.html
      Vc vai encontrar os percentuais dos ingredientes. No caso do fermento, 1% do peso da farinha.

      Delete
  5. Olá Renata,

    Primeiramente parabéns e obrigado por tudo que você posta! Estou acompanhando o seu blog há alguns dias especialmente pela parte de pães.

    Acredito que a parte do Levain já estou dominando (quando alimentar, etc). O meu problema vem na hora de fazer o pão.

    Nas primeiras tentativas, estava usando o levain após 12h de alimentado, e, uma vez no forno, a massa não crescia muito. O resultado era um pão chato e pouco aerado por dentro.

    Decidi então usar o levain 6h após tê-lo alimentado, quando ele estivesse no pico de atividade. O resultado, a primeira vista, foi positivo. A massa estava muito mais elástica, quase não grudava na mão e era mais fácil de manusear. Porém, após 12h de fermentação e descanso, a massa ficou mais mole. Coloquei 2h em uma forma, mas, uma vez fora da forma, a massa não estava firme. Já na bandeja para o forno, o pão "escorria" para os lados.

    Não estou disposto a parar! mas desta vez fiquei um pouco desanimado pois acreditei que tinha levado em consideração todos os parâmetros.

    Por favor, me dê uma dica!!

    Obrigado!


    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nicolas,
      Obrigada por prestigiar o blog!
      O melhor momento para usar o fermento na receita de pão é quando ele está no auge da atividade após alimentado. Se ele nao estiver saindo de uma "hibernação", isso pode acontecer até bem rápido, tipo duas horas depois de alimentado. Vai depender de fatores como temperatura ambiente, por exemplo. Via de regra, quando o fermento dobrar de volume estará bom pra usar.
      Esta massa é mais umida mesmo e tende a esparramar, mas pelo seu relato acho que está esparramando demais. Talvez esteja descansando tempo demais (suposição). Aquela "dobra" na massa ajuda a criar uma tensão na superfície e manter o formato do pão.
      Isso dito, tente observar o crescimento, tanto do fermento quanto do pão para que não seja excessivo.
      Espero ter ajudado.

      Delete
  6. Uauuu!!!
    Essa de pão sem sova, muto bom!!!
    Ficou lindo!
    Adoro esse blog e já sigo.
    Venha conhecer meu blog de cara nova.
    Bjs e obrigada

    https://cozinhapazeamor.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/cozinhapazeamor/
    https://www.facebook.com/cozinhapazeamor/
    https://twitter.com/CozinhaPazAmor

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...